A 51ª edição do Jeep Easter Safari vai ter lugar dentro de poucas semanas em Moab, no Utah (Estados Unidos). E como não podia deixar de ser, a Jeep resolveu brindar os seus "fãs" com sete novos concepts especialmente desenhados para o evento em causa.
Baseado no Jeep Wrangler actual, o Safari concept é uma verdadeira obra de arte, muito por culpa das portas/janelas feitas de acrílico transparente que lhe garantem um "look" futurista.
Além do motor V6 de 3.6 litros que tem debaixo do "capot", são muitos os atribustos e características que esconde: falamos de um drone que está preso ao tejadilho, de um iPad que está integrado no "tablier" e de novas protecções frontais e traseiras que lhe garantem uma personalidade mais radical.
"O foco neste modelo não é o condutor mas sim as crianças que vão atrás", afirmou Mark Allen, designer na Jeep.
Na base deste projecto está um modelo de 1993 que os designers da Jeep compraram com mais de 160 mil km. Além de terem revisto o motor V8 de 5.2 litros, fizeram alterações ao nível do chassis, aumentando a distância entre eixos.
Mas se na época o máximo que a Jeep oferecia eram jantes de 16 polegadas, este concept conta com um modelo de 18 polegadas que lhe garante um estilo mais agressivo. Mas acredite, o estilo clássico dos anos 90 foi preservado ao máximo: o telefone que vinha no interior foi mantido e nos bancos traseiro até há um Gameboy!
Face ao Wrangler "convencional" este Quicksand conta com uma maior distância entre eixos e com um interior mais minimalista onde se destacam vários apontamentos a vermelho e vários detalhes cromados.
A base para este conceito é o novo Jeep Compass. Denominado Trailpass, conta com um motor de 2.4 litros, novos pneus (maiores do que no Compass original), jantes de 18 polegadas e um "kit" que o deixa com uma maior distância ao chão.
A carroçaria foi pintada de verde e contrasta com o preto do "capot", tejadilho, "capas" dos espelhos laterais e com as jantes, que ainda contam com um apontamento a laranja, a mesma cor usada dos dois ganchos frontais.
A suspensão foi desenhada para aguentar praticamente tudo, sendo que a altura ao solo também cresceu. Na frente está um motor V6 de 3.6 litros acoplado a uma caixa automática de cinco velocidades.
Mas é o desenho exterior que mais se destaca neste concept, uma vez que as portas são abertas e que o tejadilho conta com um novo "kit" de iluminação LED e com espaço para carga.
Mesmo antes de andar este Jeep Luminator já venceu o prémio de Jeep mais brilhante (literalmente) do encontro. Uma vez que conta conta com um verdadeiro "arsenal" de luzes que prometem garantir uma visibilidade máxima durante a noite. Os "kits" de iluminação ficaram a cargo da divisão de luzes da Magnetismos Marelli.
Destaca-se a barra de LED montada no "capot" os grupos ópticos dianteiros que acompanham o movimento do volante, a luz de "stop" traseira que muda de cor (vermelho, amarelo, verde ou branco) de acordo com a velocidade a que o veículo circula e claro, os faróis traseiros, que caso não tenha notado, foram "roubados" à Ferrari (ou não fossem ambas as marcas do mesmo grupo - FCA).
Recorde-se que todos estes conceitos vão "atacar" os trails do Utah já no próximo dia 8 de Abril.